Bem Vindos

Alunos do Alípio

Que neste ano de 2010 possamos trabalhar muito e alcançar resultados satifatórios

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bolsa do Pró-Uni

Como se consegue uma bolsa do ProUni[1]

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um iniciativa do governo federal para facilidtar o acesso de alunos carentes ao ensino superiro. Ele fornece bolsas de estudo apra cobrir as mensalidades em faculdades particulares a estudantes que não tem ainda um diploma de curso superior. O valor é uma doação ao estudante e não tem que ser devolvido ao governo.

1. Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo ProUni?

Dois tipos de bolsa de estudo são ofertados pelo ProUni:

•Bolsa integral – cobre o valor total da mensalidade: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 765,00)

•Bolsa parcial de 50% - paga metade do valor da mensalidade: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.(R$ 1.530,00)

2. E se o estudante contemplado com uma bolsa de 50% não puder pagar a outra metade da mensalidade?

3.

Para obter a bolsa de estudos do ProUni, ainda é preciso antender a pelo menos um dos seguintes pré-requisitos:

ü Ter cursado o Ensino Médio em escola pública

ü Ter cursado parte do Ensino Médio em escola pública e parte em escola privada como bolsista integral

ü Ser portador de deficiência física

ü Ser professor da rede púlica de ensino básico concorrendo a cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

4. Importância do ENEM

Para concorrer a uma bolsa do ProUni, é preciso participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anterior ao processo seletivo e conseguir a nota mínima exigida pelo MEC. No processo seletivo do início de 2010, o candidato precisava ter atingido 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do Exame. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.

5. Instituições participantes

O número de faculdades participantes que oferecem vagas para bolsistas do ProUni varia de um processo seletivo para outro. No mais recente, foram 1.399 escolas, incluindo a PUC-SP, UNIP, entre outras. O site do MEC (http://www.mec.gov.br) apresenta, na época das inscrições, a relação completa de faculdades participantes.

6. Inscrições

As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet, acessando o Sistema do ProUni nesta página. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema e informar seu número de inscrição no Enem, CPF e a senha cadastrada no exame. Caso o candidato tenha efetuado sua inscrição no processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ele poderá utilizar a senha já cadastrada naquele sistema para acesso ao ProUni.

No primeiro acesso ao sistema do ProUni não será obrigatória a troca de senha, mas caso deseje, será facultado ao candidato a criação de uma nova senha. Atenção! Caso o candidato altere sua senha no sistema, seu acesso ao sistema do ProUni deverá ser feito exclusivamente por meio desta.

O sistema também solicitará que o candidato informe um e–mail válido. Muita atenção ao cadastrar o e–mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do ProUni.

Caso o candidato tenha esquecido seu número de inscrição ou sua senha do Enem, deverá recuperá–la no endereço http://www.enem.inep.gov.br

Ao efetuar sua inscrição, o candidato escolhe até cinco opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. É importante ressaltar que essas opções poderão ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições do ProUni. Assim, o candidato poderá efetuar sua inscrição e posteriormente acessar novamente a ficha de inscrição podendo fazer alterações, caso desejar.

A ficha de inscrição válida para efeito da pré–seleção é aquela com as últimas alterações efetuadas pelo estudante, dentro do período estabelecido.

7. Nota de corte

Quando você obteve a nota mínima, então pode concorrer a uma bolsa do ProUni em uma faculdade do seu interesse. Se houver mais alunos do que vagas, a classificação se dará pela nota obtida no ENEM. Aí, existe uma “nota de corte” (ou seja, a nota do último aluno que obtém a bolsa). Enquanto as inscrições estiverem abertas, a nota de corte da cada curso é informada diariamente no site. Com isso, você pode saber se sua nota lhe permite obter a bolsa naquela faculdade e alterar suas opções visando à obtenção da bolsa, se houver outros cursos de seu interesse.

8. Pré-seleção

Terminado o período de inscrição, é feita uma primeira seleção de aprovados, baseada na nota obtida no ENEM. Os candidatos são pré-selecionados em sua opção de maior prioriddae. Caso o curso de sua primeira opção não esteja disponível, ele é selecionado para a segunda opção, e assim por diante. Mas vale lembrar que as faculdades poderão a seu critério, realizar um processo seletivo próprio com os candidatos pré-selecionados.

9. Segunda chamada

Uma vez finalizada a primeira etapa de pré-sleção, caso restem bolsas de estudo, será aberta um segunda etapa de isncrições, que obedecerá às mesmas regras do primeiro processo seletivo. Mas atenção! Os candidatos reprovados na primeira fase podem se inscrever novamente.

10. Matrícula

Após ter sido pré-selecionado, o aluno deve ir à secretaria da instituiçõa para a qual foi aprovado com os documentos necessários para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição (Cédula de Identidade, Comprovante de Residência e Comprovantes de rendimento do candidato e da família) Depois que as informações são checadas, o aluno assina o Termo de Concessão e é inserido no programa

11. Bom Desempenho

Para permanecer recebendo a bolsa do ProUni durante todo o curso, o aluno precisa ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Caso contrário, perde direito ao auxílio. Desde que foi lançado em 2004, o ProUni já beneficiou 697 mil aluno carentes.



[1] Fonte: www.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário