Bem Vindos

Alunos do Alípio

Que neste ano de 2010 possamos trabalhar muito e alcançar resultados satifatórios

segunda-feira, 26 de julho de 2010

SISU - informações

Nesses casos, o MEC possibilita ao bolsista parcial de 50% utilizar o FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior para financiar os outros 50% da mensalidade. Para isso, é necessário que a instituição e o curso para a qual o candidato foi selecionado tenha firmado Termo de Adesão ao FIES. Para saber mais sobre o FIES, consulte a página eletrônica http://www.mec.gov.br/fies ou ligue 0800.616161.

Perfil dos candidatos Como Funciona o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)[1]

O SiSU é um processo informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)..

1. Quem pode participar do Sistema de Seleção Unificada?

Podem se inscrever na seleção unificada os estudantes que prestaram o último Enem. Nas duas edições do SiSU, realizadas em 2010 (em fevereiro e junho), foi considerada a nota obtida no ENEM 2009. No SiSU previsto para ocorrer no início de 2011, deverá ser considerada a nota do ENEM 2010.

2. Qual a nota mínima para concorrer?

Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Ao fazer sua inscrição,o estudante é informado se sua nota obtida no ENEM é suficiente para concorrer àquele curso. Se não for, ele pode optar por outro curso.

3. É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes?

Sim. Como as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes nas provas do Enem para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com o parâmetro definido pela instituição.

4. Como é feita a inscrição no SiSU?

As inscrições dos candidatos são feitas exclusivamente pela internet, sem pagamento de taxas, no portal http://sisu.mec.gov.br/index.html . Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema e informar seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem,não é necessário nenhum outro documento. Em seguida, ele é solicitado a criar uma senha exclusiva para o Sisu. O sistema também solicitará que o candidato informe um e-mail válido. Muita atenção ao cadastrar o e-mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do Sisu.

5. Quais as instituições e cursos participantes?

A lista completa de cursos e instituições de ensino superior participantes, bem como on número de vagas disponíveis em cada curso, só é divulgada no período de inscrição. Na primeira edição do SiSu, foram abertas 47,9 mil vagas por 23 universidades federais, 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Cefets), pela Universidade Estadual do Norte Fluminese e pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE. A lista das instituições participantes do Sisu e dos cursos oferecidos pode ser consultada no portal do SiSU durante o período de inscrições.

6. Como funciona a reserva de vagas

Algumas instituições reservam parte de suas vagas para políticas afirmativas (afrodescendentes, índigenas, egressos de escolas púlicas, etc.) Por isso, em certos cursos pode haver duas modalidades de concorrência pelo SiSU: “ampla concorrência” e “ações afirmativas”. O candidato precisa optar, no momento da inscrição, por uma dessas modalidades.

7. Como funciona o Sistema de Seleção Unificada?

As regras do SiSU não foram as mesmas para as duas edições de 2010:

No SiSU no início do ano o candidato fazia apenas uma opção de curso e instituição, mas o processo seletivo foi realizado em três etapas. Caso ele não fosse selecionado em uma etapa, poderia se inscrever nas etapas subsequentes no mesmo curso ou em outro de sua preferência.

No SiSU no meio do ano o candidato teve de escolher duas opções de curso e instituição, por ordem de preferência. Ao final da inscrição, foram feitas três chamadas subsequente, sendo que os candidatos não selecionados na primeira ou na segunda chamada estavam automaticamente concorrendo às chamadas posteriores, mas não puderam amis muda sua opção inicial.

Nos dois casos o candidato pode alterar suas opções, quantas vezes julgar necessário, enquanto durar o período de inscrição. Mas atenção: para efeito de concorrência, o SiSU considera apenas a última inscrição efetivada.

Quando estiver perto do momento de se inscrever no SiSU, fique atento ao noticiário para ver quais instituições participam e como funcionarão as inscrições. O próprio sistema também traz as informações bem explicadas.

O processo seletivo do Sisu para ingresso no segundo semestre de 2010 terá uma única etapa de inscrição, de 10 a 14 de junho, de 8h às 23h59 (horário de Brasília).

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vaga em cursos de instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas).

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2009. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Serão feitas três chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição para a qual foram selecionados, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

- Candidato selecionado em 1ª opção:

O candidato selecionado em sua primeira opção não participará das chamadas subsequentes, mesmo que não efetue sua matrícula na instituição de ensino. Por isso, o candidato deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção e não efetuar a matrícula, ele será automaticamente excluído do sistema e não será convocado nas chamadas seguintes.

- Candidato selecionado em 2ª opção:

O candidato selecionado em sua segunda opção continuará concorrendo, na(s) chamada(s) subsequente(s), à vaga que definiu como primeira opção, mesmo que tenha feito matrícula na vaga escolhida como segunda opção.

Sendo assim, se nas chamadas subsequentes o candidato que já havia sido aprovado na segunda opção for selecionado na primeira opção (por desistência de candidatos selecionados anteriormente, por exemplo), a ocupação da vaga da primeira opção implica no cancelamento da vaga da segunda opção. Essa vaga será ofertada novamente na chamada subsequente do Sisu.

- Lista de Espera:

Os candidatos não aprovados em nenhuma das três chamadas poderão constar da lista de espera do Sisu, desde que confirmem seu interesse na vaga, durante o período especificado. Essa lista de espera será uma lista única, e não irá considerar reservas de vagas para cotas e bônus eventualmente atribuídos pelas instituições à nota do candidato no Sisu. O uso da lista de espera do Sisu para convocação dos candidatos será feito a critério de cada instituição.

O candidato selecionado na sua segunda opção de vaga poderá constar da lista de espera para o curso escolhido como sua primeira opção, independentemente de ter efetuado a matrícula referente à vaga escolhida como segunda opção.

O Sisu ficará disponível para inscrição dos candidatos no período de 10 a 14 de junho, das 8h às 23h59. Será considerado o horário oficial de Brasília.

O candidato poderá acessar o Sisu com a sua senha do Enem. No entanto, caso o estudante deseje, poderá cadastrar uma outra senha para acesso ao Sisu.

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e da senha cadastrada no Enem 2009.

É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pela(s) instituição(ões) para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, assim que o candidato clicar em cada opção de instituição/curso.

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2009. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2009, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

8. Como o SiSU calcula a nota do candidato quando ele se inscreve em curso que adote pesos diferentes para as notas do Enem?

O Sisu calcula automaticamente a nova nota do candidato, de acordo com o peso especificado pela instituição para as provas do Enem 2009, em determinado curso. O candidato poderá verificar, no próprio sistema, como foi efetuado o cálculo de sua nota.

9. Como é calculada a nota de corte de cada curso, informada pelo SiSU como referência?

Uma única vez por dia o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

10. Como saber o resultado do SiSU?

O resultado do candidato estará disponível neste portal, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800.616161.

11. O candidato que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no ProUni?

Sim, os estudantes que se inscreveram no Sisu também podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), desde que atendam aos critérios do programa. O Sisu e o ProUni utilizam o Enem como critério para seleção dos candidatos.

Entretanto, não é permitido que o estudante acumule uma bolsa do ProUni e uma vaga no Sisu. Por isso, caso o candidato faça a opção pelo ProUni, ele deverá abrir mão da vaga na universidade pública para a qual foi selecionado por meio do Sisu.

12. O bolsista do ProUni pode se inscrever no Sisu?

Sim, se tiver feito o Enem, o bolsista do ProUni pode se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá optar pela bolsa do ProUni ou pela vaga na instituição para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Programa e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.



[1] Fonte: www.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário